segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bem vindos ao Torta de Sucrilhos! Bem, a razão principal da existência desse blog foi de um cara (eu, no caso) lançar a idéia: "Aí, sabe que um blog feito por duas pessoas fica mais difícil de morrer...?", aí um outro cara falou: "Sabe que é verdade...?", então surgiu esse blog aqui. O primeiro desafio de verdade foi determinar o nome do blog, depois de várias tentativas frustradas ficamos com a opção menos frustrada (pode acreditar, essa é a opção menos frustrada).
Uma das idéia de nome pro blog, a única que vou comentar (se o co-editor quiser ele muda esse post e comenta de outra), seria "Horizonte de eventos". Pra quem não sabe, horizonte de eventos é uma fronteira imaginária ao redor de um buraco negro, onde nada escapa, nem mesmo a luz, ou seja, não que isso esclareça mais, mas é uma fronteira no espaço tempo onde os eventos não afetam um observador externo, pois a luz emitida de dentro do horizonte nunca irá atingir o observador e tudo que atravessa o observador jamais é visto novamente. Lindo, né?
Bem o nome "Horizonte de eventos" surgiu durante uma acalorada discussão sobre buracos negros e fronteiras no espaço tempo com o Allan (como se todo mundo o conhecesse...) no auditório da UERJ, antes de começar a aula do Motta (idem...). Felizmente ele corrigiu boa parte das besteiras que falamos no final da aula, mas o motivo real do surgimento dessa discussão foi sobre a rotação do buraco negro, e concluindo que o centro não rotaciona, pois é uma partícula, mas seu raio sim. Bem, esse, no entanto, foi o nome que perdeu, então acho que esse é o fim da discussão sobre ele.
Enfim, sobre "Torta de Sucrilhos" o nome me veio ao acaso, após comer uma tijela de Sucrilhos, e soou legal, pelo menos para mim, então acabamos por descobrir que alguma alma já havia pensado nisso antes, e mais incrivelmente, feito uma receita para tal! Qualquer dia desses posto a receita por aqui. Mas acho que esse nome faz uma síntese, mais ou menos, do que é o propósito desse blog... Quando eu lembrar qual é o propósito essa afirmação vai fazer bem mais sentido. Então fiquem a vontade e aproveitem sua torta de sucrilhos...

Um comentário:

Sobrenome Italiano disse...

horizonte de eventos seria melhor = fato.


espero que se fale mesmo sobre buracos negros aqui, pois o assunto me interessa por demasiado e assim eu estarei lendo e eu estarei comentando e eu estarei falando em gerundio.

torta de sucrilhos é estupido. bem, tanto faz, vou linkar.