sábado, 28 de junho de 2008

Ki, Saiyajins, Kami-Sama e o poder interior

Muitos de vocês devem conhecer "Dragon Ball", é um mangá criado por Akira Toryama que foi convertido em um anime que liderou a audiência no japão por 11 anos, e é considerado um clássico dos animes.
Akira Toryama usou algumas informações da cultura e mitologua japonese e as inseriu em um universo alternativo, onde ainda existem dinossauros, dragões, e outros animais, falantes ou não. Pode ser que os leitores entendam como uma história infantil, mas não é, pelo menos para mim, existem muitas mensagens neste desenho.
O nome do personagem principal do desenho Goku foi retirado da lenda chinese "Viagem ao oeste" na qual também foi baseada a história. O nome Dragon Ball é originado das esferas do dragão, sete, que reunidas poidem realizar desejos, após serem usadas elas se transformam em pedra e se espalham pelo mundo, e assim permanecem por um ano, sem poderem ser utilizadas. Os personagens usam um objeto radar do dragão inventado por Bulma para poderem encontrar as esferas.
Os principais personagens, são lutadores de artes marciais, que aprendem a dominar seu Ki aumentando sua energia e desenvolvendo novas técnicas e ataques.
O Ki da filosofia oriental é a energia interior que cada ser vivo possui dentro de si, e sabendo controlar podem ampliar essa energia. Esse conseito é muito utilizado nas artes marciais. Uma história clássica dis que os lutadores se cumprimentavam sentindo seus kis, e o lutador mais fraco desistia da luta ao saber o poder do adversário. Em Dragon Ball os guerreiros podem sentir o ki de seus adversários, mas também podem manipular seus kis e assim confundir seus inimigos. Os guerreiros Saiyajins que aparecem no início de DragonBall Z utilizam de um equipamento eletrônico capaz de medir o ki, Raditz, o primeiro Saiyajin a aparecer possuia um, estes aparelhos podem calcular kis impressionantes, mas os guerreiros conseguem ultrapassar esse limite fazendo com que o aparelho seja destruído.
continua...

3 comentários:

Sobrenome Italiano disse...

a saga daquele monstro rosa era um saco. (matibu? não sei escrever, tanto faz)
eu parei de ver na saga do CEU.
o goku era um saco. eu gosto do vedita e daquele verde do turbande (piculo? ou algo assim, não sei escrever).

Miguel Pinho disse...

Além de viado, é nerde e analfabeto. CONSEITO foi foda.

Pô cara, faz um post heterossexual pelo menos uma vez. Faça-me feliz.

Sobrenome Italiano disse...

cadê os buracos negros?

quando for falar deles, por favor, nada pra descambar pra viadagem...

abraços.